Oferta!

Curso de Extensão: Introdução à Clínica das Intervenções Interdisciplinares com Bebês de Risco em Saúde Mental

R$600,00 R$500,00

30 em estoque

REF: INSERIR - 12032020 Categoria:

Descrição

Curso de Extensão: Introdução à Clínica das Intervenções Interdisciplinares com Bebês de Risco em Saúde Mental

OBJETIVOS:

  • O que sabemos do bebê em 2020?
  • Quais conhecimentos permanecem e quais introduziram mudanças nos paradigmas?
  • Como se detectam sinais de risco em saúde mental?
  • Quais intervenções produzem mudanças nesses sinais de risco num tempo oportuno?

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITOS BÁSICOS DESSA CLÍNICA:

  1. Constituição psíquica (circuito pulsional) e desenvolvimento
  2. Corpo, psiquismo e linguagem
  3. Interdisciplinar e Transdisciplinar
  4. Genética, epigenética e plasticidade cerebral
  5. Risco em saúde mental- instrumentos: Escala IRDI e PREAUT; desenvolvimento.
  6. Intervenções: individual, familiar e agrupamento
  • Intervenções: tipos de projetos terapêuticos, abordagem interdisciplinar na avaliação e tratamento- psiquiatria-psicologia- psicanálise- fonoaudiologia-musicoterapia-fisioterapia
  • Casos clínicos: discussões sobre projeto terapêutico, técnicas de intervenção e evolução.
  • Metodologia: Aulas teórico práticas com exemplificação via vídeos.

INFORMAÇÕES:

  • DATAS:
    • O curso será realizado em dois finais de semana
    • 1° final de semana: dias 8, 9 e 10/05/2020
    • 2° final de semana: dias 19, 20 e 21/06/2020
  • HORÁRIOS:
    • Sextas-feiras das 19 às 22 hs
    • Sábados das 8 as 12 h e das 14 às 18 h
    • Domingos das 9 às 13 h
  • CARGA HORÁRIA: 30 hs
  • LOCAL: Anfiteatro – CAISM Vila Mariana
  • NÚMERO DE VAGAS: 30 vagas
  • PÚBLICO ALVO: profissionais formados nas áreas de saúde mental e de educação.

INVESTIMENTO:

  • R$500,00 (até 15/04/2020)
  • R$600,00 (a partir de 16/04/2020)
  • Inscrições pelo site cepp.org.br em até 10x

COORDENAÇÃO:

  • Vera Blondina Zimmermann
  • equipe multidisciplinar

CONTATO:

DOCENTES:

  • Vera Blondina Zimmermann, psicóloga, coordenadora do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Aline Hoenen, psicóloga, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Juliana Mori, fonoaudióloga, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Marcela Assef, psicóloga, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Marcela Hita, psiquiatra infantil, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Paula Gandolfo, fonoaudióloga, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;
  • Rosana Ojeda, musicoterapeuta, integrante da equipe do Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

  • ARAGÃO, R.O. – Quem é esse bebê, tão próximo, tão distante? In Os cuidados no início da vida. Org. Atem, L.M., São Paulo, Casa do Psicólogo, 2008.
  • AULAGNIER, P. (1975) A violência da interpretação: do pictograma ao enunciado. Rio de Janeiro: Imago, 1979.
  • COLE, Michael; COLE, Scheila. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.
  • Documento elaborado pelo Movimento Psicanalítico (2014)
  • FREUD, S. (1895) Projeto para uma Psicologia Científica. In: Edição Standar Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago,1996. V. 1, p. 253.
  • HORSNTEIN, Luís et al. Cuerpo, historia, interpretación. Buenos Aires: Paidós, 1994.
  • _______________ Proyecto terapêutico. De Piera Aulagnier al psicoanalisis actual. Buenos Aires: Paidós, 2004.
  • KLAUS, Marshall; KLAUS, Phyllis. O surpreendente recém-nascido. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
  • LAZNIK, Marie Christine. A hora e a vez do bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2013.
  • ____________________ Psicanalistas que trabalham em Saúde Pública. São Paulo: Pulsional, Revista de Psicanálise, ano XIII, número 132, p. 62-78, 2001.
  • _____________________; CHAUVET, Muriel. Tratamento psicanalítico de um bebê com risco de autismo e seu tratamento concomitante em sensoriomotricidade. In Inserção de crianças e adolescentes na cultura- caminhos possíveis. São Paulo: Instituto Langage, 2016.
  • LAPLANCHE, J. Novos fundamentos para a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • LERNER, Rogério; KUPFER, Maria Cristina. Psicanálise com crianças: clínica e pesquisa. São Paulo: Escuta, 2008.
  • ROCHA FILHO, J. B. Transdisciplinaridade. A natureza íntima da Educação Científica. Porto Alegre: EDIPUCRGS, 2007.
  • RODULFO, Ricardo. O brincar e o significante.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1989
  • TORRES, Maria Viviana. Intervenciones tempranas. El futuro de los bebés em el terreno de las decisiones e las aciones clínicas. Buenos Aires: Lumen, 2008.
  • ZORNIG, S. A corporeidade na clínica: algumas observações sobre a clínica dos primórdios. In: Tempo Psicanalítico, v. 40, n. 2. O que o corpo pode em psicanálise. Rio de Janeiro: SPID, 2008.
  • ___________; ARAGÃO, Regina Orth. Clínica da relação mãe-bebê: novos paradigmas para a Psicanálise? São Paulo, Pulsional, Revista de Psicanálise, Ano 22, número 4, dezembro de 2009.
  •  ZIMMERMANN, Vera Blondina. Trabalhos psíquicos de uma equipe, na direção de uma intervenção transdisciplinar com bebês. In: KUPFER, Maria Cristina; SJEZER, Myriam. (org) Luzes sobre a clínica e o desenvolvimento de bebês: novas pesquisas, saberes e intervenções. São Paulo, Instituto Langage, 2015, p. 233-246.
  • SOUZA, Ana Paula Ramos; ZIMMERMANN, Vera Blondina. (org) Inserção de crianças e adolescentes na cultura- caminhos possíveis. São Paulo, Instituto Langage, 2016.
  • ________________________________________________ ZIMMERMANN, Vera Blondina; MORI, Juliana. Programa Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental: uma intervenção oportuna em bebês e uma formação oportuna de profissionais. P. 89-106.
  • ZIMMERMANN, Vera Blondina. Encontros necessários para a constituição psíquica. In: OLIVEIRA, Erika Parlato; COHEN, David. (org) O bebê e o Outro- seu entorno e suas interações. São Paulo, Instituto Langage, 2017. P.47-66.

CERTIFICADOS E MATERIAL:

  • Certificados: emitidos pelo CEPP, com mínimo de 100% de frequência.
  • Material incluso: apostila impressa e arquivos digitais.

POLÍTICA DE DESISTÊNCIA E CANCELAMENTO:

  • Desistência em até 7 dias da efetivação da compra *:
    • De acordo com o que dispõe o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor será feito o reembolso de 100% do valor investido.
    • Desde que esta data não ultrapasse o dia do workshop.
  • Desistência em até 30 dias antes do evento:
    • Reembolso de 50% do valor investido.
  • Em outros casos não haverá reembolso.

AVISOS IMPORTANTES:

  • Após clicar em comprar vá ao canto superior direito e clique em “Ver Carrinho”
  • Leia atentamente todas as instruções contidas nessa descrição
  • Em nenhuma hipótese faça o pagamento de boletos vencidos

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Curso de Extensão: Introdução à Clínica das Intervenções Interdisciplinares com Bebês de Risco em Saúde Mental”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *