CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS E MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO

As intervenções baseadas em mindfulness têm se mostrado efetivas na promoção do bem-estar, na redução do estresse e nos tratamentos de sofrimentos psicológicos e físicos. O aspecto mais importante e comum a essas intervenções é o desenvolvimento do estado de consciência mindfulness – uma forma específica de atenção, na qual o julgamento é suspenso e se promove a aceitação de conteúdos e experiências internas e externas. Nos últimos anos, estudos tem mostrado efeitos promissores dos principais programas de intervenção em mindfulness, sobretudo no controle do estresse, ansiedade, depressão e na promoção de qualidade de vida. O principal programa de intervenção baseado em mindfulness e que deu origem aos demais consiste no Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR (Kabat-Zinn, 1990).

O programa Mindfulness e Movimentos de Integração (MMI) é baseado no MBSR e compõe-se de práticas formais de meditação (sentada, varredura corporal e movimentos) e de exercícios e movimentos físicos do dia a dia de qualquer pessoa. O objetivo do MMI é desenvolver estratégias para levar o estado de mindfulness ao cotidiano. Os Movimentos de Integração são baseados na motricidade cotidiana e propõe sequências de movimentos baseadas em terapias corporais, tais como FeldenKrais e Eutonia, enfatizando a segurança, a aprendizagem, a postura e a consciência corporal do praticante. O programa substitui duas sequências de Hatha Yoga, originalmente presentes no MBSR, pelo que denominamos Movimentos de Integração (MI).

Objetivo do Curso

O curso visa formar instrutores de mindfulness com aprofundamento em abordagem corporal capazes de:

1 – conduzir grupos de meditação mindfulness.
2 – conduzir práticas de meditação em movimento.
3 – propor estratégias de manejo do stress, que incluem a percepção dos eventos estressantes, o reconhecimento das respostas psicofisiológicas, cognitivas e emocionais e maneiras saudáveis de responder aos eventos estressantes.
4 – usar a linguagem adequada e seguir as condutas éticas inerentes a Mindfulness.
5 – utilizar as principais referências científicas da meditação mindfulness.
6 – utilizar técnicas complementares ao mindfulness oriundas das meditações Loving Kindness e Self Compassion.

Corpo Docente

Paulo V. Bloise: Médico Psiquiatra e mestre pela UNIFESP, Coordenador do programa MMI, Co-fundador do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas da Unifesp. Instrutor de Mindfulness pelo Center for Mindfulness (Massachusetts Medical School) desde 2005, atualmente em formação no programa Mindfulness and Self-Compassion, estudando com os idealizadores deste programa, os professores Christopher K. Germer, PhD, Kristin Neff, PhD, EUA.

     Bob Stahl PhD: professor sênior do Center For Mindfulness da Universidade de Massachusetts, da Insight Santa Cruz e professor visitante da Spirit Rock e da Insight Meditation Society. Fundou e dirige programas de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) em sete hospitais Americanos, entre os quais o Dominican Hospital, O’Connor Hospital e El Camino, em São Francisco. Oferece formação para instrutores em MBSR para profissionais da saúde dentro e fora dos EUA

      Andréa Bomfim Perdigão: fonoaudióloga e eutonista (Escola de Eutonia na América Latina – Brasil). Tem formação em Integração Craniossacral para o tratamento da dor desde 1989. Atualmente em formação em MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) no Center for Medicine, Health Care and Society, no Estados Unidos.

     Gustavo Silva Giovannetti: Médico psiquiatra pela UNIFESP, Psicoterapeuta pela Associação Brasileira de Daseinsanalyse (Fenomenologia existencial) desde 2005 e Professor de Mindfulness pelo Instituto Breathworks – Reino Unido, 2018.

Luciana Gandolfo: Educadora Somática, coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Formação Profissional em Eutonia, formada em cadeias musculares e Coordenação Motora de Pirrét e Béziers. Atualmente em formação em MBSR (Mindfulness Based Stress Reduction) no Center for Medicine, Health Care and Society, no Estados Unidos.

Público Alvo

Profissionais com nível superior completo, que tenham interesse em incorporar a prática de mindfulness e ensina-la. Daremos preferência a quem já tenha uma rotina de meditação e esteja com disponibilidade para trabalhar consigo mesmo durante o intervalo entre as aulas.

Estrutura do Curso

As aulas serão sempre teórico-práticas. Haverá períodos de discussão dos temas conceituais, discussão sobre a prática e momentos de meditação conduzida em silêncio. O material de apoio com o áudio das meditações será disponibilizado durante o curso, além de um livreto com as informações importantes para as aulas.

Programação

As aulas serão mensais com a duração de 12 meses. A cada mês haverá três períodos em um final de semana, iniciando na sexta-feira à noite (3 horas), sábado (8 horas) e domingo (4 horas) durante o dia. No total serão 15 horas por final de semana. Além das aulas mensais, o aluno deverá participar de um retiro com duração de uma semana, conduzido pelo professor Bob Stahl.

Seleção dos Candidatos

Os alunos interessados deverão fazer a solicitação por meio do e-mail: mmi_formacao@gmail.com. Em seguida ele receberá uma ficha de inscrição e será marcada uma entrevista de seleção.

Inscrição

Os alunos aprovados na seleção receberão um link de inscrição por e-mail para se inscrever no site do Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria – CEPP.

Com 40 anos de atividade, o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria é uma entidade filantrópica criada por professores do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina.

Investimento

Valor do curso à vista: R$18.000,00
Valor do curso parcelado: 10 parcelas de R$1.800,00

Política de desistência e Cancelamento

Em caso de desistência, até 30 dias antes do início das aulas, o aluno matriculado receberá o reembolso no valor integral do investimento. Após este período, o pedido de cancelamento poderá ser solicitado até os 90 dias depois do início das aulas e neste caso, o valor a ser reembolsado será de 30% do valor investido.

PRAZO VALOR
Até 30 (trinta) dias antes do início das aulas 100 % do valor pago
Até 90 (noventa) dias após o início das aulas 30% do valor pago
Após 91 (noventa e um) dias do início das aulas Não reembolsável