Quem Somos

Saiba um pouco mais sobre o CEPP, nossos objetivos e áreas de atuação.

Sobre o CEPP

Com 40 anos de atividade, o Centro de Estudos Paulista de Psiquiatria (CEPP) é uma entidade filantrópica criada pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM), Hospital São Paulo e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O CEPP tem como meta o fomento do ensino na área da psiquiatria e da psicologia médica, além de pesquisas em todas as áreas da saúde mental, o que inclui desde cadeiras básicas de ciências até trabalhos de ponta na área específica da psiquiatria.

A promoção da assistência voltada às comunidades vulneráveis também é uma meta do CEPP, o que inclui o atendimento multiprofissional, especialmente voltado para a saúde mental.

O CEPP também tem como finalidade a promoção de atividades culturais e de eventos que envolvam a comunidade da UNIFESP, bem como outros serviços significativos de comunidades específicas e do público em geral.

O CEPP é filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), órgão máximo de representação dos psiquiatras brasileiros, com direito a voto em assembleias anuais com poder legal de decisão.

Áreas de atuação

Fomento do ensino em psiquiatria

100%

Pesquisas em saúde mental

100%

Assistência voltada às comunidades

100%

Atendimento multiprofissional

100%

Filiação à ABP

100%

Diretoria CEPP

Você adoece do estômago, do coração, do rim... por que não pode adoecer do cérebro?

Ferreira Gullar, escritor e artista plástico brasileiro, Revista Época, 2009. Gullar foi pai de dois portadores de Esquizofrenia.

Acho que sabemos muito mais sobre depressão e, por isto, podemos fazer mais por quem está sofrendo da doença. Há cem anos, quem se sentia depressivo não falava muito sobre isso, até porque não havia muito a fazer a respeito. Agora, há muitas intervenções possíveis: remédios, psicoterapia, eletrochoques para quem necessita...

Andrew Solomon, escritor americano, autor de "O demônio do meio-dia", entrevista em GZH, 2014. Solomon defende conceito de depressão e tratamentos psiquiátricos. Ele mesmo é um paciente em tratamento contínuo.

Pessoas que já tiveram a experiência de ter um dia muito ruim às vezes acreditam saber o que é uma depressão. Ressalto que o oposto de depressão não é felicidade, mas vitalidade. Depressão não é tristeza, é a falta de energia para fazer qualquer coisa com a sua vida

Andrew Solomon, escritor americano, autor de "O demônio do meio-dia", entrevista em GZH, 2014.

Ser esquizofrênico é acordar no escuro tudo estando claro

Rodrigo de Souza Leão, escritor brasileiro e portador de Esquizofrenia, falecido em 2009, autor de "O esquizóide" e "Todos os cachorros são azuis.